JPMotos
46 pessoas recebem por engano vacina contra a Covid no lugar de dose contra gripe em São Paulo
16 de abril de 2021 às 10:01
16
Visualizações

Um envio errado de frascos da Coronavac para o local onde estava ocorrendo a campanha de vacinação contra gripe fez com que 46 pessoas recebessem o imunizante anticovid indevidamente. A falha ocorreu no município de Itirapina, em São Paulo, na última terça-feira (13).

Foram imunizados erroneamente 18 adultos, sendo uma gestante, e 28 crianças, no posto de vacinação montado na Escola Municipal José Cruz.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina constatou o erro somente 24 horas depois, durante o controle do estoque de vacinas.Há a possibilidade de que a troca dos imunizantes possa ter sido cometido por uma técnica de enfermagem ao fazer a separação da caixa com os frascos da vacina.

Monitoramento clínico

Já nessa quinta-feira (15), 26 dos 46 imunizados por engano foram a consultas médicas. A gestante foi atendida por um clínico-geral e um obstetra. Todos os vacinados serão acompanhados por 14 dias.

“Todas as providências para a segurança dessas pessoas foram tomadas e, segundo orientação dos médicos especialistas consultados, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos”, disse a nota da Secretaria.

A Pasta assegurou ainda que “até o momento nenhuma anormalidade foi detectada”.

Responsável pela produção da Coronavac no Brasil, o Instituto Butantan reforçou que a vacina é indicada apenas para indivíduos a partir de 18 anos. “Não há conclusões científicas até o momento de segurança ou eficácia da vacina na população pediátrica ou em gestantes”, complementou.

Fonte: Diário do Nordeste

ComentáriosComentários