JPMotos
Ceará tem 11 casos confirmados
17 de março de 2020 às 17:35
26
Visualizações

O Ceará tem 11 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretária da Saúde do Ceará (Sesa). Outros 159 casos estão em investigação e 102 foram descartados. Os pacientes infectados residem em Aquiraz(1), Fortaleza (9) e São Paulo (1).

O Ministério da Saúde informou que há 290 casos confirmados no país – os pacientes do Ceará não estão todos neste balanço -, e uma morte em São Paulo. Os pacientes sob suspeita de contágio passaram de 2.064 nesta segunda para  8.819 nesta terça no país.

Tira-dúvidas

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibilizou canais de informação para que a população tire dúvidas sobre o novo coronavírus e também esclarecer os profissionais de saúde. As centrais de atendimento vão funcionar das 7h às 19h, de domingo a domingo, segundo a Sesa.

Os telefones destinados à população são:

Os números disponibilizados para sanar dúvidas dos profissionais de saúde são:

KITS DE TESTE E SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou, em transmissão realizada no início da tarde desta terça-feira (17), a compra de 5 mil kits para diagnóstico de novo coronavírus no Estado, além dos 240 kits enviados pelo Ministério da Saúde.

Governo do estado e prefeitura decretaram situação de emergência em saúde pública e suspensão de diversas atividades e eventos como:

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Diário do Nordeste

ComentáriosComentários