JPMotos
Instalação da Torre de Vigilância da Guarda Municipal faz o tráfico migrar da comunidade Pôr do Sol
23 de janeiro de 2020 às 08:00
68
Visualizações

PMPU 5

No interior das torres do PMPU, os guardas monitoram o movimento das ruas e passam …

Guarda em ação

… informações para que as patrulhas façam as abordagens a suspeitos na área sob vigilância

Agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) intensificam as operações de prevenção e combate à violência nas áreas onde estão instaladas as Células de Proteção Comunitárias (Torres de Vigilância) do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). Nas duas últimas semanas, as ações estão sendo redobradas nos bairros Canindezinho, Bonsucesso e na comunidade Pôr do Sol. Nesta última, a instalação de uma Torre do PMPU desarticulou o intenso tráfico de drogas que era registrado ali.

A torre do PMPU instalada na entrada da comunidade Pôr do Sol, inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza em dezembro último, representou um verdadeiro “alívio” para a população do bairro Coaçu e outros próximos. Traficantes de drogas, responsáveis pela venda de entorpecentes como cocaína, maconha e crack, desafiavam as autoridades da Segurança Pública do estado com o tráfico a “céu aberto” naquele residencial localizado às margens da rodovia CE-040, uma extensão da Avenida Washington Soares e principal via de ligação da Capital com Municípios do litoral Leste, como Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, e no limite de Fortaleza com o Eusébio.

A resistência dos criminosos à chegada definitiva do novo equipamento de proteção comunitária vem sendo vencida pelos efetivos da Guarda Municipal de Fortaleza e aplaudida pela população. Equipamentos do sistema de vídeo-monitoramento da Torre de Vigilância chegaram a ser alvos de vandalismo dos criminosos logo no início da instalação da torre, mas logo foram substituídos e as câmeras que vigiam o bairro voltaram a funcionar.

Migraram

Para reforçar a segurança na área, à exemplo do que já acontece em outros sete bairros de Fortaleza (Jangurussu,Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca, Canindezinho e Bonsucesso), a Guarda Municipal já colocou em prática o policiamento nas modalidades de viaturas, motopatrulhas e com a utilização de drones. As câmeras forcem on-line para a torre as imagens do movimento das ruas durante 24 horas.

Há mais de 20 anos a, então, chamada favela do Pôr do Sol passou a ser um dos principais pontos de drogas em Fortaleza. Além da venda de entorpecentes no local (veículos paravam em plena avenida para seus guiadores adquirirem as drogas), o tráfico ampliou seus “negócios”, se tornando uma espécie de distribuidor para toda a Capital.

Com a instalação da Torre do PMPU e a vigilância ininterrupta da área, os traficantes começaram a migrar dali, deixando para trás os imóveis que serviam somente como “fachada” para o tráfico. Várias prisões já foram efetuadas pela Guarda no local.

Com Informações Fernando Ribeiro

ComentáriosComentários